ESPETÁCULO "POÉTICA MENTE" CELEBRA A CONEXÃO ENTRE DANÇA, POESIA E MÚSICA
terça, 17 de outubro de 2023

Corpo Municipal de Dança e Departamento de Cultura promovem evento em homenagem ao Dia do Poeta e da Poesia

Corpo Municipal de Dança - Créditos:Diogo da Silva

A relação entre música, poesia e dança ganha destaque em uma emocionante produção que está prestes a encantar Dois Vizinhos. O espetáculo "POÉTICA MENTE", dirigido pela talentosa professora Vanessa Amaral, promete levar o público a uma jornada artística única, explorando a expressão artística em suas mais diversas formas.

Poema x Poesia: uma reflexão sobre Arte

Musicalidade e ritmo estão presentes em textos como prosa, versos e poemas. As próprias canções são por vezes a pura manifestação da arte poética, mas a poesia extravasa para outros campos de nossa vida, nos lembra o conceito central do espetáculo. A distinção entre poema, com sua estrutura em versos, e poesia, que expressa estados artísticos e conteúdos variados, é o fio condutor da apresentação.

A conexão entre musicalidade e poesia não se limita ao mundo das palavras. "Sendo assim, no corpo também pulsa a íntima relação da musicalidade e poesia construída ao longo dos nossos dias, relação esta que se torna quase imperceptível pelo automatismo cotidiano", destaca Vanessa Amaral. É essa relação que o espetáculo "POÉTICA MENTE" explora com maestria.

Uma jornada através da Dança e da Música

O espetáculo contará com coreografias em modalidades que abrangem ballet neoclássico, jazz, dança contemporânea e danças urbanas. Além disso, diversos gêneros musicais, como bossa nova, MPB, pop rock e samba, serão apresentados, abrangendo décadas desde os anos 20 até a atualidade. O público poderá mergulhar na obra de Fernando Pessoa e apreciar colaborações notáveis de Vinícius de Moraes, enriquecendo a experiência artística.

Apoio à Arte e à Cultura na Educação

O evento é uma iniciativa do Corpo Municipal de Dança e do Departamento de Cultura, contando com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. Segundo Gilvana Schmoeller, diretora de Cultura de Dois Vizinhos, A produção tem como objetivo celebrar o Dia do Poeta em 20 de outubro e o Dia da Poesia em 21 de outubro, reafirmando a importância da arte e da cultura na educação da juventude local.

Datas e local das apresentações

O espetáculo "POÉTICA MENTE" terá sua estreia no dia 22 de outubro, domingo, às 19h no Centro Cultural Arte e Vida. Além disso, haverá uma reapresentação voltada à rede de ensino estadual no dia 23 de outubro, segunda-feira, com sessões às 8h30min e às 14h. Ambos os eventos terão entrada franca, proporcionando a toda a comunidade a oportunidade de celebrar a arte, a poesia e a cultura.

Este é um evento imperdível para aqueles que desejam explorar a riqueza da expressão artística e a conexão profunda entre dança, música e poesia e promete ser mais um marco cultural em Dois Vizinhos, unindo gerações em torno da apreciação da arte em suas mais variadas formas.